Você está visualizando atualmente Como usar uma VPS Linux com apenas 3 Passos.

Como usar uma VPS Linux com apenas 3 Passos.

O que é e para que serve VPS não é mais um mistério para você. Basicamente, você precisa saber se conectar com o servidor e aprender os comandos básicos de gerenciamento. Vamos cobrir isso um pouco mais a frente, agora vamos descobrir como escolher o plano certo.

1º Passo: Escolha o Plano Ideal para Seu Site

Quando você começa a pesquisar sobre planos de VPS, vai perceber que os provedores geralmente dividem de acordo com os recursos que cada um oferece. Estes são alguns exemplos de comparação entre planos de VPS da Kronic Host.

A diferença aqui está na quantidade de recursos que cada plano disponibiliza. Assim como na compra de um computador, você precisa saber qual tipo de hardware é necessário para suas necessidades.

Como regra geral, geralmente recomendamos a escolha de um servidor com pelo menos 2 GB de RAM e um CPU de 4.2 GHz. Principalmente se o seu site possui muito tráfego. Os planos mais simples de VPS são uma ótima opção para quem deseja sair da hospedagem compartilhada e aprender a gerenciar um servidor.

2º Passo: Conecte com o Servidor via SSH

A experiência de gerenciamento de um VPS é completamente diferente de uma hospedagem compartilhada. Com a segunda opção, você geralmente tem acesso a um painel de controle onde as tarefas de “gerenciamento” são feitas.

Já os servidores VPS não vêm com um painel de controle. E toda a comunicação é feita diretamente com o servidor. Para isso, você precisa utilizar linhas de comando, que vamos mostrar logo em sequência. Primeiro, você precisa conectar com o servidor através de um cliente SSH.

Um cliente SSH é uma aplicação que realiza a conexão com o servidor. Caso seu computador possua um sistema baseado em Unix instalado, você não precisa de um cliente. Basta acessar diretamente pela linha de comando. Isso quer dizer que você pode pular o próximo passo.

Mas para os usuários do Windows, é necessário um software como o PuTTY, nosso cliente SSH favorito. Ele ainda é grátis, o que é um benefício extra. Depois de instalar e executar o PuTTY, você deve ver uma tela como a de baixo.

Para fazer a conexão é preciso saber o endereço de IP do servidor. As outras duas informações que você precisa saber é a porta que você vai utilizar e o tipo de conexão que deseja estabelecer. Por padrão, o PuTTY utiliza a porta 22, que é a mais comum entre as conexões SSH.

Quanto ao IP do servidor, você encontra essa informação no painel de controle de sua hospedagem. Insira o endereço de IP e clique no botão Open para estabelecer conexão.

Se o endereço de IP estiver correto, você será exigido inserir as credenciais de acesso.

Em um novo servidor, você provavelmente vai ter que usar as credenciais do usuário root, que também podem ser encontradas no painel da hospedagem.

Assim que acessar o servidor, você vai poder executar comandos.

3º Passo: Use Linhas de Comando para Gerenciar uma VPS

O principal motivo pelo qual as pessoas não simpatizam muito com a linha de comando é por não possuir uma interface gráfica. Tudo que você faz é baseado em texto, então é importante memorizar pelo menos os comandos mais básicos.

Felizmente, no Google, você encontra ajuda para praticamente qualquer problema. Então, você não precisa ser um hacker para utilizar a linha de comando.

Para ajudar você, montamos uma lista de comandos básicos SSH e o que cada um faz. Incluindo:

. ls: Mostra o conteúdo do diretório (lista de nome dos arquivos).
. mv: Mover arquivo/pasta.
. cd: Navegar entre diretórios.
. mkdir: Criação de novas pastas.
. nano: Este comando permite a edição de arquivos com o editor Nano (tudo sem sair da linha de comando)

Lembre-se de que a sua conta tem privilégios totais para realizar alterações. Então, tome cuidado para não mexer em configurações que podem comprometer o servidor.

Deixe um comentário