Você está visualizando atualmente Como realizar a instalação do comando Ping no sistema Linux

Como realizar a instalação do comando Ping no sistema Linux

Para começarmos, você precisará se conectar ao seu VPS e para isso utilizo o acesso SSH Putty, feito isso, verifique se você já possui esse comando instalado em seu VPS, utilizando o comando abaixo: 

  • ping -V 

Se por acaso você não possuir, bastará utilizar o comando que deixaremos a seguir, e realizar uma rápida atualização no sistema. 

  • apt – get update && apt – get install -y iputils – ping 

Pronto, você acabou de realizar uma rápida atualização e poderá utilizar o comando sem problemas. Agora, vamos te ensinar a como usar o ping no sistema Linux. 

Como utilizar o Ping no sistema Linux

Para realizar os testes você não precisará apenas do domínio em si, se apenas possuir o IP por exemplo, também poderá realizar o teste através dele. 

Vamos dar um exemplo utilizando o próprio google: 

Agora, caso você utilize o comando através do IP numérico, fique atento a algumas informações que aparecerão em seu VPS, que seriam elas: 

  • Min – Tempo mínimo para receber uma resposta. 
  • Max – Tempo máximo para receber resposta. 
  • Avg – Tempo médio para receber resposta. 

OBS: Se em qualquer momento você desejar interromper o teste, basta utilizar um comando bem conhecido por todos que é CTRL + C, e todas as ações serão interrompidas. 

Ao realizar um teste você não precisa deixar que o mesmo fique disparando a todo momento sem parar, você pode estipular um limite de disparos do ping por exemplo, basta utilizar o comando abaixo: 

  • ping -c * exemplo.com.br 

O símbolo ( * ) será substituído pelo número de disparos que você deseja que sejam realizados. 

Uma outra função que também é muito utilizada é a definição de intervalos para os testes ao qual serão realizados, deixaremos o comando a baixo para que você possa utilizar.

  • ping -i 3 -c 6 exemplo.com.br 

Inundar a rede utilizando o comando PING no Linux. 

Para realizar o envio de pacotes de maneira mais rápida, utilize o comando abaixo, e o mesmo medirá o desempenho da rede. 

  • ping -f exemplodominio.com 

Para finalizarmos, se você deseja apenas receber um resumo de sua rede, utilize o seguinte comando: 

  • ping -c 4 -q dominioexemplo.com 

Conclusão 

Acima ensinamos alguns comandos básicos para verificar a sua rede no sistema Linux, comandos esses que mesmo básicos muitos usuários ainda não sabem o utilizar corretamente. Esperamos tê-los ajudado e que os comandos acima possam vir a ser úteis em seu uso diário no Linux. 

Deixe um comentário