Você está visualizando atualmente O que é latência, e qual a sua importância?

O que é latência, e qual a sua importância?

Latência nada mais é que o fator que assegura a qualidade na velocidade de internet. Dessa forma, é medido o tempo em que um pacote de dados é levado de um ponto ao outro, que nada mais é que o atraso (tempo) que levará para concluir essa ação. 

Para que você entenda melhor, temos um exemplo básico do dia a dia. Um bom exemplo disso, é o tempo em que você leva para acessar um site por exemplo, quanto mais baixa a sua latência mais velocidade de acesso você terá, mas não confunda latência com a largura de banda, a seguir falaremos mais sobre isso. 

Qual a diferença entre latência e largura de banda?

Em suma, as duas sempre estão trabalhando juntas, dessa forma, uma irá refletir na qualidade da outra, e na qualidade/velocidade de conexão. 

Podemos dizer que largura de banda determina a quantidade de banda/informação, já a latência irá determinar qual será a velocidade dessa ação. As duas possuem características que são diferentes, mas ambas sempre trabalham juntas. 

Qual a importa da latência no VPS?

Possuir uma baixa latência (ping) em um servidor VPS é crucial para a sua aplicação, principalmente para usuários que utilizam o servidor para hospedar games. 

Sabendo disso, a kronichost possui sua infraestrutura completa no Brasil, para proporcionar aos seus clientes a melhor experiencia possível. Com uma infraestrutura em Muriaé-MG ligada diretamente ao PTT-SP, garantindo a todos os nossos clientes uma latência extremamente baixa, para tornar a experiencia do usuário incrível. 

Meu servidor não conecta, e tudo que tento abrir na web está lento, o que pode ser? Muitos usuários fazem essa pergunta quanto passam por problemas em sua rede, isso nada mais é que pack loss (perca de pacote), abaixo explicaremos melhor o que é pack loss e como pode afetar em sua aplicação negativamente.

O que é Pack Loss ou perca de pacote?

A perca de pacote ocorre quando um ou mais pacotes de dados que estão viajando pela rede, não conseguem chegar ao seu ponto de destino. Isso afetará negativamente a sua conexão, causando lentidão ou perca de conexão.  

Por exemplo, se você deseja se conectar a um servidor VPS, ou até mesmo um site comum que você frequenta diariamente. Vamos falar do VPS, você realizou login em sua máquina e ao se conectar ao acesso remoto por exemplo, a conexão não é estabelecida. Normalmente, a primeira coisa que o usuário/cliente irá fazer, será contatar o suporte pedindo ajuda, o suporte da kronichost já preparado para esse tipo de situação, trata os seus usuários com velocidade e precisão. De imediato pedimos um teste de rede ao cliente, onde podemos verificar em tempo real o que pode estar afetando a sua conexão no VPS. 

Infelizmente no Brasil as provedoras de internet passam por instabilidade frequentemente, dessa maneira, afetando diretamente na conexão dos usuários. O que é recomendado a se fazer quando se passa por essa situação é, de imediato entrar em contato com o suporte de sua provedora, explicando para os mesmos que sua rede está sofrendo com perca de pacote severa, afetando diretamente a sua conexão, seja para sites, jogos e etc… 

Conclusão 

Após compreender um pouco sobre latência e como ela pode afetar em sua conexão, vocês poderão ficar mais atentos se por exemplo, passarem por algum tipo de instabilidade em sua conexão. 

Uma conexão estável irá te proporcionar velocidade para conexão em sites, jogos, conexão a servidores VPS e etc… Existem ainda muitas pessoas leigas nesse assunto, mas esperamos ter ajudado a entender um pouco como funciona a latência e qual a sua importância para a sua conexão. 

Deixe um comentário