Você está visualizando atualmente Saiba como manter a segurança a segurança de dados no home office.

Saiba como manter a segurança a segurança de dados no home office.

Já faz algum tempo que o trabalho remoto tem se tornado a opção mais utilizada em várias empresas. Com a chegada da pandemia e necessidade do isolamento social, esse modelo de trabalho ganhou ainda mais força. Porém, junto disso, também veio a maior preocupação com a segurança de dados no home office.

Diferentemente do escritório, a rede e a máquina de um colaborador podem não estar devidamente protegidos contra criminosos virtuais. Para que suas atividades possam ser realizadas sem risco, é importante estar ciente desses riscos e saber como se preparar.

Para ajudar com isso, vamos falar um pouco sobre esses riscos e como promover a melhor segurança de dados no home office. Acompanhe.

Quais são os principais riscos à segurança de dados?

Com o maior alcance da tecnologia digital, também aumentou a variedade de crimes digitais. Cada um exigindo uma forma um pouco diferente de prevenção. Confira aqui alguns dos principais exemplos.

Roubo de dados

Toda empresa tem informações sigilosas, sejam elas cadastros de clientes, senhas, documentos de colaboradores ou informações de mercado. Há muitos crimes que podem ser cometidos com essas informações em mãos. Por isso que alguns criminosos invadem sistemas em busca desses dados.

Depois de obter a informação, pode ser que eles revendam para outros grupos, usem para cometer fraudes ou mesmo cobrem um “resgate” para que os dados sejam devolvidos. Caso essas informações sejam vazadas, a credibilidade do seu negócio pode ser comprometida.

Malwares

Ao acessar sites ou programas de fontes não confiáveis, é bem possível que o computador seja infectado com um malware, também chamado de “software malicioso”. De forma simples, é um programa que, ao ser executado, inicia alguma atividade nociva.

O mais comum é que sejam usados para capturar senhas e usuários, permitindo que criminosos invadam seu e-mail, contas de banco, entre outros. Os vírus são um tipo específico de malware que se replica, infectando outros arquivos e se espalhando.

7 dicas para manter a segurança de dados no home office

Independentemente de qual seja o contexto do trabalho, todos os colaboradores da equipe precisam ter preocupação redobrada com a segurança digital enquanto atuam em casa. Afinal, não há a mesma garantia de proteção fora da rede da empresa.

Confira aqui algumas ações que você pode tomar para garantir que todos os computadores estarão protegidos, mesmo em home office.

1. Invista em um VPN

Uma Virtual Private Network, ou VPN, é uma ferramenta que conecta a rede doméstica do usuário à rede da empresa, permitindo que ela seja acessada para a realização de todas as suas tarefas. A ideia é que, ao ligar sua empresa a uma rede diferente e melhor protegida, também é mais difícil para invasores obter acesso ao seu IP doméstico, o que diminui drasticamente os riscos de invasão. Mesmo no dia a dia, também é recomendado que os usuários utilizem um VPN.

2. Firewall e antivírus

Em qualquer computador, independentemente de seu propósito, o mínimo de proteção que deve estar incluído é um conjunto de firewall e antivírus devidamente atualizados. Esses programas atuam para detectar e barras acessos indevidos, assim como ações de softwares maliciosos.

O ideal é que todos da equipe já tenham essas linhas de proteção ativas em seus computadores, mas a empresa ainda precisa redobrar o cuidado. Caso alguém tenha uma máquina muito vulnerável, pode ser necessário interferir mais diretamente para garantir a melhor proteção.

3. Softwares sempre atualizados

Além do antivírus e do firewall, os próprios programas usados no dia a dia de trabalho também são responsáveis pela sua proteção. Mesmo que o computador esteja devidamente protegido, os softwares usados também podem ter vulnerabilidades, as quais podem ser usadas por invasores.

Manter esses softwares atualizados é uma forma de corrigir esse tipo de erro. A cada nova versão, os desenvolvedores tendem a eliminar certas falhas, alterar o código base e deixar mais difícil para invasores utilizá-los como porta de entrada para a máquina.

4. Agende backups regulares

Mesmo com todo o preparo e prevenção do mundo, ainda pode ser que a segurança de dados no home Office seja comprometida. Seja por um defeito na máquina, na rede ou qualquer outra causa. Para evitar que o problema se espalhe, é comum que seja feito o apagamento de todos os dados da empresa daquela máquina, evitando que eles sejam vazados.

Seja uma perda acidental ou eliminação voluntária de dados, você ainda precisa dessas informações para não perder produtividade. Por isso que o mais recomendado é estabelecer uma frequência para realização de backups. Dessa forma, não haverá o mesmo risco.

5. Autenticação de usuários e dispositivos

Se é possível entrar no sistema da sua empresa através de qualquer aparelho, incluindo computadores públicos, então as chances de uma invasão do sistema ser bem-sucedida são muito maiores. Por isso que a maioria dos bancos e outras instituições só permite acesso e movimentação em aparelhos autenticados. Você pode instituir essa mesma prática na empresa, fazendo com que cada máquina precise ser autenticada antes de ter seu acesso liberado.

6. Criptografia de documentos

A criptografia é uma forma de proteger informações, mesmo quando elas são capturadas por criminosos. O que ela faz é converter o texto padrão de um documento digitalizado em um conjunto de números e símbolos que não pode ser lido pelo programa. Para poder acessar os dados, o usuário precisa ter uma chave criptográfica correspondente à que foi usada para criptografar o documento.

7. Treine a equipe

Apesar de todos os seus investimentos, os colaboradores ainda são os principais responsáveis por garantir a proteção das informações da empresa. Sendo assim, eles precisam entender quais atitudes tomar para manter a própria segurança em home office. A melhor forma de garantir isso é através de treinamentos. Se você oferecer a capacitação, então poderá assegurar a melhor proteção.

Agora que você sabe como manter a segurança de dados no home office, pode começar a implementar essas atitudes em seu planejamento. Considerando que o trabalho remoto deve se tornar a norma em várias áreas, essas mudanças serão indispensáveis para seu sucesso

Este post tem 2 comentários

  1. Rodrigo

    Muito bom o artigo, parabéns!

Deixe um comentário