Você está visualizando atualmente Os comandos mais usados do Linux que você precisa conhecer.

Os comandos mais usados do Linux que você precisa conhecer.

O que é o sistema Linux

Linux é assim como o Windows ou Mac OS, um sistema operacional. O linux é um sistema operacional em Unix, que é baseado no Kernel do Linux. Isso significa que eles são distribuídos, dessa forma vários sistemas como Ubuntu, Fedora, Debian, entre outros, são baseados no Linux. 

A parte mais básica do sistema Linux como dito acima, é composta de um Kernel. Um software criado para realizar a comunicação de vários outros programas e dessa maneira, traduzi-los em comandos para unidades de processamento, entre outros componentes eletrônicos.

Comandos Linux

Vamos ver abaixo alguns dos comandos mais usados no sistema Linux, comandos esses que você irá precisar sem sombra de dúvidas em seu dia a dia utilizando esses sistemas operacionais. 

Existe uma sequência para realizar a ação que você deseja no Linux, abaixo listaremos alguns desses principais comandos:

1 – Comando PWD 

O comando PWD é utilizado para encontrar o caminho do diretório atual em que você esteja. O comando se inicia utilizando (/) barra, e como exemplo seria: /home 

2 – LS: Listagem de arquivos 

O comando LS é utilizado para visualizar o conteúdo específico de um diretório, isso significa que você verá o que está no diretório atual em que se encontra. 

Se você deseja visualizar o que há em outros diretórios, existem variações de comandos, veja abaixo. 

  • Ls –R Lista todos os arquivos de subdiretórios 
  • Ls –a Mostrará todos os arquivos ocultos 
  • Ls –al irá mostrar e listar todos os arquivos de um diretório de forma detalhada para o usuário. 

3 – CP: Copiar arquivos e pastas 

Esse comando é simples, basta utilizar o comando CP e em seguida o local de destino e arquivo de origem para ele, como exemplo se desejar copiar um arquivo utilize: cp arquivo1.txt 

Agora, se você deseja copiar um diretório completo, sempre se lembre de utilizar o parâmetro  cp –r e a pasta que deseja. 

4 – CD: Navegar pelo sistema de arquivos 

O comando CD é utilizado para navegar dentro do Linux, utilizando-o você poderá navegar para onde quiser (diretório). 

Basta utilizar o comando CD seguido do local que deseja chegar, como exemplo: cd/user e existem algumas variações desse comando, se você por exemplo utilizar apenas o (CD) sem parâmetros, você irá retornar a pasta do usuário, mas, se você utilizar por exemplo o comando (CD..) você poderá se mover para o diretório acima. 

5- MV: Comando utilizado para mover arquivos e pastas 

Você poderá utilizar esse comendo seja para move-los ou renomeá-los. Se desejar mover um arquivo que esteja em uma pasta para a outra, bastará utilizar o comando:  mv pasta2/arquivo2 pasta3/. Já se você desejar renomear utilize mv arquivo2 arquivo3.

6- DF: Verificar o espaço em disco 

Esse comendo é muito utilizado para verificar como/quanto está o seu espaço em disco. Se você deseja verificar quantos GB disponíveis existem em seu sistema, utilize o comando (df –h), mas lembre-se, se você utilizar o comando sem usar o –h o sistema irá te apresentar os resultados em Kilobytes, dessa maneira você teria que converter os valores para encontrar o valor em GB. 

7- Sudo: Permissões especiais 

O sistema Linux trabalha com permissões, por um sistema de segurança no mesmo. Dessa maneira, você precisará ser o dono, ou o administrador (root) para realizar quaisquer ações no sistema. Para facilitar um pouco existe o comando sudo, esse comando irá garantir as credenciais do usuário root, mas por tempo limitado, que necessitará de uma senha. 

Para realizar um teste bastará executar o comando ls/root, irá aparecer uma mensagem de acesso negado, mas se você utilizar o comando sudo ls/root e logo após inserir a senha, você poderá se conectar normalmente. 

8 – Clear: Limpar 

No linux por ser necessário a todo momento utilizar comandos, a sua tela acabará ficando com várias palavras e gerando uma “poluição” visual. Para limpar a tela e deixa-la novamente do 0, você precisará apenas utilizar o comando clear, e logo após poderá utilizar o terminal novamente como se nada estivesse acontecido.

9 – Wget: Realizar download 

Esse comando é extremamente útil no dia a dia, pois através dele você poderá realizar até mesmo um download dentro de seu terminal. Para realizar essa ação, utilize apenas o comando wget seguido do link de download do arquivo que deseja. 

10 – Ping: Verificar a latência 

Por último um comando muito simples, mas que é muito usado por usuários Linux. Esse comando permitirá ao usuário verificar (pingar), o status de conexão de um servidor.  Por exemplo ping kronichost.com  e será medido o tempo de resposta, e se você está conectadoo ou não ao mesmo.

Conclusão

Acima listamos alguns dos principais comandos utilizados no sistema Linux. Esperamos ter ajudadosr um pouco a utilizar melhor o Linux, tendo em vista que os comandos citados acima irão ajudar e muito em seu uso diário do sistema. A kronichost possui esse e outros artigos feitos especialmente para ajudar a resolver aqueles probleminhas, ou falta de informação que as vezes é necessária para executar uma determinada ação.

Deixe um comentário