Você está visualizando atualmente Como alterar a senha no sistema Linux

Como alterar a senha no sistema Linux

Sabemos que uma senha é a primeira camada de defesa de qualquer sistema, e mesmo o acesso SSH que também é uma forma confiável, ainda sim, uma senha que seja forte/segura é essencial para uma melhor segurança. 

Abaixo iremos ensiná-los como realizar a alteração de senha de seu servidor VPS

Para começar, precisar realizar uma introdução sobre o Linux. 

O linux e sua segurança 

O sistema linux é um dos mais seguros do planeta, e isso é devido a forma com que os processos são utilizados dentro do mesmo, o que o torna tão seguro. Mas ainda assim, como todos os sistemas o linux também “depende” de senha para que você disponha de uma maior segurança. 

Existem certos comandos e abaixo de início mostraremos dois, que são de suma importância para sua segurança e segurança de sua senha escolhida. Seriam eles, dois comandos, primeiro o /etc/passwd que através dele, você poderá encontrar todos os usuários do sistema. 

Para que você possa visualizar o conteúdo de um arquivo, utilize: 

  • cat /etc/passwd 

Agora se você desejar visualizar as senhas criptografadas do usuário e se o mesmo possui uma chave SSH, para isso, utilize o comando abaixo. 

  • cat /etc/shadow 

Essa foi apenas uma pequena introdução, para que você possa garantir ainda mais a segurança de seu sistema, a seguir você verá como alterar a senha do Linux

Como alterar a senha do Linux 

Para realizar esse procedimento é bem simples, o usuário precisará apenas executar um comando, que você verá abaixo. 

  • sudo passwd 

Agora, se você desejar alterar a senha para outro usuário também será possível, mas para realizar essa ação, será necessário que o mesmo realize login como root e utilizar o nome do usuário no comando que mostramos acima, passwd. 

Será necessário que se insira a senha duas vezes, e o comando ficará dessa maneira: 

  • passwd usuário 

Conclusão 

Esse foi um pequeno artigo que preparamos especialmente para usuários Linux, que desejam realizar a alteração de sua senha no sistema linux ou de outro usuário. Esperamos ter conseguido ajudá-los, e estaremos sempre postando vários outros artigos, visando ajudar a todos a conseguir realizar diversos procedimentos. 

Deixe um comentário