Você está visualizando atualmente Quais as diferenças entre Hospedagem Compartilhada e VPS

Quais as diferenças entre Hospedagem Compartilhada e VPS

À primeira vista a hospedagem compartilhada e o VPS se parecem bastante, mas quando visualizamos de uma forma mais profunda, percebemos que existem diferenças entre os dois. Neste artigo iremos mostrar as diferenças entre ambas. 

Para realizar a contratação de ambas, basta ter em mente qual tipo e projeto você irá executar. Dessa maneira ficará fácil escolher qual dos planos contratar, em suma não é difícil discernir entre as duas opções, apenas se deve saber para qual fim a mesma será utilizada.

Comumente a Hospedagem mais conhecida é a compartilhada, voltada aquele público que visa o projeto de se ter um site. Antes de mostrarmos as diferenças entre ambas abaixo, o que deixa marcante a diferença entre as duas é a quantidade de recursos, como por exemplo: RAM e processamento.

Hospedagem Compartilhada 

Esse tipo de hospedagem é a mais popular, o que deixa isso em evidência é o seu baixo preço em relação as demais. Como o próprio nome já deixa a entender, na hospedagem compartilhada os clientes/usuários compartilham os recursos do servidor. Seriam eles, memória, rede e espaço em disco, esses recursos são compartilhados pelos usuários.

Esse tipo de hospedagem requer uma atenção especial, tendo em vista que se um cliente por sua vez utilizar o serviço de uma forma maliciosa o mesmo pode prejudicar o desempenho dos outros. Sabendo disso aqui na Kronic Host monitoramos frequentemente todos os recursos de nossos servidores, mantendo assim, todos os clientes com o melhor desempenho possível para sua aplicação. 

Características de uma Hospedagem Compartilhada

  • Compartilhamento de recursos no servidor: Como visto acima no artigo, essa é a maior diferença de uma hospedagem compartilhada, pois os clientes dividem todos os recursos dentro do server. 
  • Preço:  O preço de contratação desse serviço é mais acessível para os clientes, o que faz com que esse serviço seja o mais contratado da categoria
  • Fácil uso: Realizar a administração de uma hospedagem compartilhada não é difícil, o que torna ainda mais fácil essa ação, é que por exemplo, na Kronic Host você tem um painel completo onde pode realizar quaisquer ações em sua hospedagem, o que torna o mesmo um serviço de fácil uso. 

Hospedagem VPS

VPS são vários servidores virtuais, os mesmos são criados através de virtualização seja ela VMware ou VirtualBox. Explicando de uma maneira mais fácil, a partir de um servidor dedicado, vários servidores virtuais (VPS) são criados, e esses servidores trabalham como um servidor dedicado. Dessa maneira, cada cliente terá uso exclusivo de sua “parte” da hospedagem. 

A hospedagem VPS possui características diferentes da compartilhada. Em um servidor VPS você pode realizar várias modificações dentro do server, tal como: Realizar mudança de sistema operacional, download de softwares e etc… O que o torna ainda melhor são os seus recursos, como dito acima, cada cliente deve ter em mente para qual finalidade será a contração do plano desejado.

Cada servidor ou serviço tem um limite, no caso do VPS, ele irá se basear na quantidade de recursos de cada plano, e de qual aplicação será executada no mesmo. 

Características de um VPS  

  • Desempenho:  Uma hospedagem VPS possui recursos bem maiores do que uma compartilhada, permitindo assim, um desempenho para a aplicação.
  • Personalização: O VPS te dá total acesso para qual personalização deseje realizar dentro da mesma, tal como dito acima: mudança de sistema operacional, instalação de softwares, vários tipos de configurações e etc… Muitas funções podem ser alteradas ou inseridas no VPS. 
  • Segurança: Diferente da compartilhada, apenas você tem total responsabilidade pelo que ocorre dentro de seu VPS, você tem acesso exclusivo e controle total do que acontece em seu VPS, sabendo disso, é necessária ter um nível mínimo de conhecimento para utilizar o mesmo. Em suma, os dois planos são seguros e escaláveis, e você poderá hospedar o seu site sem problemas. 

Conclusão 

Acima explicamos a diferença entre Hospedagem Compartilha e VPS, para sanar algumas de suas dúvidas principais sobre os dois serviços. Os dois planos são ótimos, mas como informado acima, a compartilhada é a mais popular, mas com menores recursos, o que a torna mais acessível. Entretanto, o VPS possui maiores recursos, consequentemente o preço é maior, mas as vantagens também serão maiores, para a finalidade da aplicação.

A decisão na escolha dos planos caberá ao usuário, o mesmo deverá entender no momento da contratação qual plano será o ideal para seu projeto. Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais como funcionam as duas opções de hospedagem, para que na hora de escolher, vocês saibam com maestria qual dos serviços contratar. 

Deixe um comentário